Melanoma cutâneo: conhecer para melhor combater

 
Proteja-se de um dos cânceres mais agressivos e de grande incidência. Veja no livro as recomendações de dois dos melhores especialistas no assunto. 
 
Com uma linguagem simples, este livro busca levar a um maior número de pessoas informações acerca da neoplasia maligna que mais cresce em incidência no mundo: o melanoma cutâneo.

 

Onde Comprar
Sobre a obra

Melanoma é o câncer de pele de maior agressividade e letalidade devido a sua capacidade de metastatização (disseminação para outros órgãos). E a razão desta obra é expor, em perspectiva realista, todo o conhecimento hoje adquirido na prevenção primária e diagnóstico precoce. Pessoas com histórico familiar devem tomar cuidados especiais.

 

Ao longo da leitura, vê-se ser possível alcançar a cura, com chances cada vez maiores, quanto mais próximo esteja o paciente da fase inicial do desenvolvimento do melanoma. Também destaca os avanços significativos da imunoterapia e terapia direcionada (oncologia de precisão) no tratamento do melanoma avançado.

 

Num breve resumo, segundo os autores – oncologistas especialistas em melanoma cutâneo – os principais fatores de risco são pele, olhos e cabelos claros, pintas preexistentes, sendo a radiação solar o fator ambiental mais importante para o seu desenvolvimento, em especial, exposição ao sol entre dez da manhã e quatro horas da tarde.

Sobre os autores

Renato Santos de Oliveira Filho é graduado em Medicina pela USP (1995), onde também concluiu doutorado em Clínica cirúrgica. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Oncológica, atuando principalmente nos seguintes temas: melanoma, câncer de mama, linfonodo sentinela e sarcomas.

Na docência, foi professor afiliado e de pós-graduação no Programa de pós-graduação em Cirurgia plástica da UNIFESP, no período de 1998 a 2008, tendo sido vice-coordenador do referido programa.

 É consultor ad hoc da FAPESP e revisor da Revista Brasileira de Cancerologia e da Clinics.

Possui registro no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e no Conselho Federal de Medicina nas especialidades de Cirurgia Geral e Oncologia. É membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (cirurgia oncológica), da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e membro associado efetivo (sócio-fundador) do Grupo Brasileiro de Melanoma. Exerce a função de diretor clínico do Centro de Prevenção de Câncer na Clínica Prof. Dr. Renato Santos (www.prevencaodecancer.com.br). Atualmente é membro do Setor de Tumores Cutâneos do Hospital Nove de Julho e do Núcleo de Oncologia Cutânea do Centro de Oncologia e Hematologia Família Dayan Daycoval, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Orientou e coorientou várias teses de mestrado e doutorado e trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso. Recebeu diversos prêmios, dentre eles o Prêmio Einstein e Pesquisa 2008 – Categoria Ciência Básica e Cirurgia Experimental, sobre linfonodo sentinela em modelo animal.

 

Daniel Arcuschin de Oliveira é graduado em Medicina (2014) pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. É membro do corpo clínico do Centro Avançado de Prevenção de Câncer – Clínica Prof. Dr. Renato Santos. Sua atuação é dirigida para prevenção do câncer de pele, tendo publicado vários trabalhos relacionados a este tema.

É aluno do Programa de Treinamento em Cirurgia Geral do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) do Hospital Stella Maris, em Guarulhos.

 

Sumário

 

APRESENTAÇÃO

PREFÁCIO

AGRADECIMENTOS

EPIDEMIOLOGIA – FATORES DE RISCO

EMBRIOLOGIA – HISTOLOGIA

ONCOGÊNESE

MELANOMA METASTÁTICO

DIAGNÓSTICO

PATOLOGIA

TRATAMENTO

PREVENÇÃO

PERSPECTIVAS – MEDICINA DE PRECISÃO

 

Prefácio

 

O melanoma cutâneo (MC) é uma neoplasia maligna que se destaca entre os diversos tipos de cânceres por enganar, principalmente, seu portador. Como ocorre na pele e, popularmente não tem muita importância, surpreende pela sua agressividade e alta mortalidade.

 

Meu interesse pela oncologia iniciou-se no terceiro ano da faculdade, em 1981, e, quando tive contato com os pacientes portadores de MC no Hospital do Câncer da Fundação Antonio Prudente – São Paulo, fui atraído pela história natural que uma simples pinta transformada poderia resultar. Já transcorreram mais de 25 anos de experiência com a cirurgia oncológica, tendo desenvolvido uma linha de pesquisa focada no MC, publicado trabalhos científicos, capítulos e livro sobre este tema. Em meados de 2015, surgiu o desejo de escrever informações úteis ao leitor, considerando que se trata de um problema de saúde crescente no mundo, cuja prevenção primária e secundária (diagnóstico precoce) pode ser eficiente.

 

Esta narrativa parte da origem embriológica do melanócito, célula que se transforma no MC, até a situação mais evoluída de seu tratamento para o estágio clínico avançado, disponível e aprovado pelos órgãos competentes. Além disso, avalia hipóteses aonde poderemos chegar, de acordo com os rumos das pesquisas atuais mais relevantes.

 

 

Renato Santos de Oliveira Filho

Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Cirurgião Oncológico

 

Autores: Dr. Renato Santos de Oliveira Filho e Dr Daniel Arcuschin de Oliveira

Editora: Barra Livros

Tamanho: 14 x 21 cm - 80 páginas.

Edição: 1ª 2016

ISBN: 978-85-64530-41-6