Dicas para publicar um livro 

É preciso pensar estrategicamente desde o início, pois uma escolha que envolve menor custo agora pode simplesmente inviabilizar uma publicação de forma profissional, que tem mais chances de sucesso.

 

De forma resumida, as principais dicas são:

 

1) Invista na qualidade de seu livro. Faça revisões cuidadosas de conteúdo, de ortografia e de como ficará sua impressão. Muitas pessoas desistem de ler um livro quando se deparam com algum erro de conteúdo ou de linguagem. Pensam que não vale a pena perder tempo com a leitura, pois a amostra do que viu representa o que terá pela frente. É como se um único erro desqualificasse todo o livro. Além disso, pesquisas mostram que dicas de pessoas e de professores respondem por 22% dos fatores que mais influenciam na escolha de um livro por parte do leitor, e ninguém recomendaria livros que não sejam perfeitos, já que a oferta de livros de qualidade é muito grande.

 

2) Não faça autopublicação. Escolha uma editora que faça a publicação com o selo dela, pois isso mostra ao público leitor que o livro passou pelo crivo de uma editora e teve uma editoração profissional. Se você não é uma figura pública muito conhecida, dificilmente terá seu livro publicado por uma das grandes editoras, que preferem livros que lhes dão certeza de que haverá demanda por eles, mas existem muitas editoras menores, como a Barra Livros, que aceitam o risco de não vir a ocorrer demanda significativa pelo livro.

 

3) Prefira lançar primeiro o livro impresso, deixando o e-book para após esgotada a demanda inicial pelo impresso. As estatísticas mostram que apenas 4% das vendas de livros são de e-books e 96 % do impresso. Além disso, lançar o e-book primeiro, como fazem muitos iniciantes, dificulta a aceitação do livro por uma editora, que prefere livros ainda inéditos no país onde será lançado.

 

4) Comece a pensar na divulgação o mais cedo possível. O título, a capa, a contracapa, as orelhas, a introdução e a apresentação do livro devem ser redigidas de forma a despertar o interesse do leitor. No passado, as divulgações em jornais, revistas e TV eram as mais efetivas, hoje não. Pense na divulgação digital, tanto nas buscas espontâneas, trabalhando o SEO (search engine otimization) como nas divulgações ativas gratuitas ou pagas (mailing list, redes sociais, press release, google ads, etc). O livro também precisa estar disponível nas principais plataformas de venda on line, a exemplo da Amazon. Algumas editoras, dentre elas a Barra Livros, cadastram os metadados do livro em plataformas utilizadas pelas livrarias e distribuidoras, como Mercado Editorial, pois a maioria das livrarias utiliza esse tipo de cadastro de forma automática para atualizar suas bases de dados (não é uma garantia de vendas, pois as livrarias são muito cautelosas nas compras, mas aumenta a exposição do livro).