Barra Livros e Cursos Editora Ltda
www.barralivros.com
logo2.png







Em breve, à venda nas principais livrarias do País.


Veja links abaixo para algumas lojas com vendas online:



  • Amazon (ainda não cadastrado)











OBS: Caso esteja tendo alguma dificuldade em comprar seu livro na livraria de sua preferência ou pelos links acima listados, você pode encaminhar seu pedido pelo e-mail: vendas@barralivros.com ou então clicar aqui e preencher formulário com seu pedido. 

Novos Humanos 2030: Como será a humanidade em 2030 convivendo com as tecnologias digitais?


Objetivo do livro


O objetivo do livro é mostrar como o comportamento humano está se transformando de forma rápida e irreversível com os avanços tecnológicos, ocasionando o surgimento de Novos Humanos após 2030.


A obra teve a colaboração de 28 especialistas em áreas como Psicologia, Psiquiatria, Saúde Mental, Mídias Digitais, Dependência Digital, Inteligência Empresarial, Tecnologias Funcionais, e foi organizada pelos também autores Lucio Lage Gonçalves, Anna Lucia Spear King e Antonio Egidio Nardi.  


Trata-se de leitura recomendada para psicólogos, antropólogos, sociólogos,  pais, educadores, profissionais da saúde e a todos que se preocupam em viver com mais qualidade.


Descrição rápida:

Título: Novos Humanos 2030: Como será a humanidade em 2030 convivendo com as tecnologias digitais?

Organizadores: Lucio Lage Gonçalves; Anna Lucia Spear King e Antonio Egidio Nardi.

Editora: Barra Livros

Assunto: Tecnologia da informação - Aspectos sociais. Mudança social

Tamanho: 17,0 x 24,0 cm - 272 páginas

Edição – 1ª 2019

ISBN 978-85-64530-68-3


Contracapa 


“Novos Humanos 2030” apresenta uma visão prospectiva de como serão os seres humanos em 2030. As tecnologias digitais, a diversidade humana e tecnológica e as inovadoras funcionalidades são vetores vitais para este cenário, sinalizando características comportamentais diferenciadas.


Mudanças comportamentais e sociais vêm sendo redesenhadas a todo instante na vida dos indivíduos, construindo um novo modelo de seres humanos a predominar em um futuro breve.


A referência ao ano 2030 não é casual, emerge de pesquisas sobre como a humanidade poderá estar até lá, a partir de consistentes estudos que vêm sendo realizados sobre este tema, em todo o mundo, que indicam que os humanos estarão em um patamar muito mais evoluído e diferente em sua natureza e em suas práticas, com interações entre entes diversos como humanos, robôs, famílias multi-afetivas, humanos sintetizados, clones mentais e cachorros. 


É preciso preparação dos seres humanos para este novo mundo, que exige a compreensão de suas transformações para a boa convivência.




Autores organizadores


Lucio Lage Gonçalves


Engenheiro, Mestre em Administração (UNIEURO), Doutorando em Saúde Mental (IPUB/UFRJ), linha de pesquisa Dependência Digital. Pesquisador do núcleo Delete - Uso Consciente de Tecnologi@s (IPUB/UFRJ) . Professor e escritor dos livros "Gestão de Mudanças na teoria e na prática", "Mudanças Organizacionais no Brasil", "Dependência Digital" e "Convivendo bem com a Dependência Digital".


Anna Lucia Spear King


Psicóloga Clínica, Doutora em Saúde Mental pelo Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e  Saúde Mental (PROPSAM) do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Pós- Graduação do IPUB/UFRJ na disciplina Dependência Digital e temas relacionados. Fundadora (2013) do núcleo Delete - Uso Consciente de Tecnologi@s do IPUB/UFRJ. Coautora dos livros “Nomofobia”, “Etiqueta Digital”, “Cartilha Digital”, Ergonomia Digital” e “Livro das Escalas”.



Antonio Egidio Nardi


Professor Titular de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Coordenador do Laboratório de Pânico & Respiração e do Ambulatório de Depressão Resistente do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro da Academia Nacional de Medicina – Brasil. Coautor dos livros “Nomofobia”, “Etiqueta Digital”, “Cartilha Digital”, Ergonomia Digital” e “Livro das Escalas”



Coautores

(Em ordem alfabética)


Alexandre Martins Valença

Mestre e Doutor em Psiquiatria pelo IPUB/UFRJ. Professor Associado do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do IPUB-UFRJ. Coordenador do Centro de Estudos do IPUB-UFRJ e do Programa de Ensino e Pesquisa em Psiquiatria Forense do IPUB-UFRJ. Psiquiatra Forense pela Associação Brasileira de Psiquiatria


Alexander Cristian Moraes

Graduando em Psicologia na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) 


Aline Santana de Souza Martins

Residência médica em Psiquiatria pelo Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital Clementino Fraga Filho/ UFRJ e Residência Médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Universidade de São Paulo (SEPIA-IPQ/ HCFMUSP) 


André Barciela Veras

Psiquiatra. Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) .Professor do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)


Andrea Deslandes

Professora Adjunta do Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ). Coordenadora do Laboratório de Neuro ciência do Exercício - UFRJ. Bolsista CNPQ e Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ.Pesquisadora Associada - Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE).


Anna Lucia Spear King

Psicóloga Clínica, Doutora em Saúde Mental pelo Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e  Saúde Mental (PROPSAM) do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Pós-Graduação do IPUB/UFRJ na disciplina Dependência Digital e temas relacionados. Fundadora (2013) do núcleo Delete - Uso Consciente de Tecnologi@s do IPUB/UFRJ. 


Antonio Egidio Nardi

Professor Titular de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Coordenador do Laboratório de Pânico & Respiração e do Ambulatório de Depressão Resistente do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro da Academia Nacional de Medicina – Brasil. 


Carlos Rogério de Andrade Ribeiro

Graduado em Medicina Veterinária na Universidade Estácio de Sá (UNESA). Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Psicologia no Centro Universitário Celso Lisboa.


Carolina Assis Barbosa

Graduanda em Psicologia na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)


Carolina Barros Ferreira Costa

Médica Psiquiatra do PROJAD/ UFRJ e Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital Clementino Fraga Filho/ UFRJ. Mestre em Psiquiatria pela UFRJ 


Cintia de Meneses Campos Rodrigues da Silva

Psicóloga. Mestranda em Saúde Mental pelo Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental -  Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ). Especialista em Neuropsicologia pela Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (CESANTA) e  Conselho Federal de Psicologia (CFP). Membro do núcleo DELETE. Responsável Técnica do Instituto PraMente Serviços de Psicologia e Educação.


Edmilson Costa

Professor Doutor em Política Científica e Tecnológica (Unicamp). Analista em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.


Eduardo Guedes

Mestre em Psiquiatria e Saúde Mental (IPUB/UFRJ). Membro do Núcleo Delete e pioneiro no Brasil em estudos de transtornos de dependência de redes sociais (Facebook Addiction Disorder). Bacharel em Comunicação Social (PUC-Rio). Extensão  na Stanford Business School. 


Eduardo Lapa

Diretor Executivo e sócio-fundador da Intelligence Hub. Graduado em Tecnologia da Informação, Pós-graduado em Gestão de Negócios, Mestre em Administração Empresarial. Professor em cursos de especialização.


Eduardo Martins

Sócio-fundador da Gema – Talent at Work. Graduado em Engenharia de Produção Civil (PUC-Rio),  MBA em Gerenciamento Estratégico de Serviços (ESPM-Rio).  MBA em Inovação e Liderança Global (MIT - Massachussets Institute of Technology). Coach Pessoal e Profissional certificado pelo ICI - Integrated Coaching Institute/SP. 


Elie Cheniaux

Psiquiatra, Professor associado  da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ), Professor do Programa de pós-graduação em Psiquiatria e  Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) 


Heloísa Bruna Grubits Freire

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Doutora em Ciências Biomédicas (UNICAMP). Professora do Programa de Pós- graduação, Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).


José Carlos Apolinário

MD, PhD, Coordenador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares (GOTA – IEDE/ IPUB-FRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação do IPUB-UFRJ


Karina Torres Alucio Vieira

Psicóloga Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (NAPC/UNCISAL) Especialista em Neuropsicologia pelo IPq/HC-FMUSP. Preceptora do Programa de Residência Médica em Psiquiatria da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) 


Luciano do Nascimento Gonçalves

Diretor Executivo e Sócio fundador da Intelligence Hub. Graduado em Administração, Mestre em Gestão de Marketing e International Business pelo American International College (EUA), Especialista em Inteligência de Mercado. Professor em MBAs.


Lucio Lage Gonçalves

Engenheiro, Mestre em Administração (UNIEURO), Doutorando em Saúde Mental (IPUB/UFRJ), linha de pesquisa Dependência Digital. Membro do Núcleo Delete - Uso Consciente de Tecnologi@s (IPUB/UFRJ) . Pioneiro em pesquisa sobre dependência digital em organizações. 


Luisa Sabino Cunha

Psicóloga. Especializada em Psicologia da Família com Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia de Família. Membro do Núcleo Delete – Uso Consciente de Tecnologi@s.


Maene Cristine Bento Pereira 

Psicóloga Colaboradora do GOTA – IEDE / IPUB. Terapeuta Cognitivo Comportamental. Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental – Uniredentor. Especialização em Transtornos Alimentares - PUC Rio 


Marcelo Santos Cruz

Professor Doutor em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental. Coordenador do Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas - PROJAD do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 


Mariana King Pádua

Jornalista, Fisioterapeuta, Acupunturista e Terapeuta Corporal. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental (PROPSAM) do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Marianna Coelho Campos

Psicóloga Colaboradora do GOTA–IEDE/IPUB. Terapeuta Cognitivo Comportamental. Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental (PUC Rio) 


Michele Nigri Levitan

PhD,  Pós- Doutoranda do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro


Monica Duchesne

PhD, Coordenadora da Psicologia do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares  (GOTA – IEDE / IPUB-UFRJ). Terapeuta Cognitivo Comportamental. Terapeuta Comportamental Dialética


Nicolas Yamagata

Diretor Executivo e Sócio Fundador da Intelligence Hub. Graduado em Comunicação (PUC – Rio). Especialização em Análise de Mercado (UFRJ).  


Paula Columna

Psicóloga. Membro do núcleo Delete - Uso Consciente de Tecnologias do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de janeiro (IPUB/UFRJ)


Raphael Thomaz da Costa

Doutor em Saúde Mental, pesquisador do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Laboratório de Pânico e Respiração, Núcleo Integrado de Pesquisas em Psicoterapia nas Abordagens Cognitivas Comportamentais


Renan da Cunha Soares Júnior 

Psicólogo. Mestre em Psicologia e Doutorando em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).


Roseanne Dorte Halkjaer Lassen

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública, Bolsista Faperj, Pesquisadora no Ambulatório de Depressão Resistente da UFRJ. 


Sandra Crisóstomo Bortolanza

Advogada, Psicóloga, Mestranda em Saúde Mental (IPUB/UFRJ). Membro do núcleo Delete – Uso Consciente de Tecnologi@s do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Suêrda Maria Paiva de Sousa

Psicóloga. Membro do Núcleo DELETE - Uso Consciente de Tecnologi@s - Instituto de Psiquiatra (IPUB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Valfrido Leão

Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor. Auxiliar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Doutor em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria  (IPUB/UFRJ).

 

William Berger

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental da UFRJ (PROPSAM). Pesquisador do Laboratório Integrado de Pesquisas sobre Stress (LINPES). Editor Associado do Jornal Brasileiro de Psiquiatria (JBP)



Sumário


Parte 1 - Uma perspectiva comportamental da transformação humana

Introdução

Capítulo 1: Evolução da humanidade: perspectiva humana e tecnológica

Capítulo 2: O cérebro humano em transformação

Parte 2 - Perspectivas transformadoras do Comportamento Humano no decorrer da evolução humana e tecnológica

Capítulo 3: Na perspectiva Digital

3.1. Inteligência Artificial e os seres humanos em 2030

3.2. Robótica

3.3. Internet das Coisas (IoT)

3.4. Realidade Virtual (RV)  e Realidade Aumentada (RA)

3.5. Finanças digitais (Criptomoedas, Blockchain, Fintech, Insuretech)

Capítulo 4: Na perspectiva da Diversidade Humana e Tecnológica

4.1. Seres Diversos em convivência

4.2. Cachorros em 2030

4.3.  Crianças Tecnológicas Digitais

4.4. Dependência Digital e Uso Consciente de Tecnologias

4.5. Alienação Virtual nos seres humanos

Capítulo 5: Na perspectiva Funcional Tecnológica

5.1. Carros autônomos

5.2. Fabricação Aditiva (Impressão 3D)

5.3. Tecnologias Vestíveis e Implantáveis

5.4. Plataformas digitais: Como estes serviços impactam os seres humanos hoje e em 2030

5.5. Redes Sociais e Aplicativos

5.6. Profissões x empregos

Capítulo 6: Na perspectiva do Comportamento Humano

6.1. Comportamento humano derivado das perspectivas Digital, da Diversidade Humana e Tecnológica e da Funcional

6.1.1 O comportamento humano derivado da perspectiva digital

6.1.2. O comportamento humano derivado da perspectiva da Diversidade Humana e Tecnológica

6.1.3 O comportamento humano derivado da perspectiva Funcional

6.1.4. Comportamento humano

6.2 Transtornos mentais vinculados aos Novos Humanos e suas práticas

6.2.1. Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG) na Era Digital

6.2.2. Transtorno do Pânico e Fobia Social na Era Digital

6.2.3. Transtorno Depressivo na Era Digital

6.2.4. Transtornos Alimentares na Era Digital

6.2.5. Transtorno do Jogo Patológico na Era Digital

6.2.6. Transtorno Depressivo Maior na Era Digital

6.2.7. Transtorno Dismórfico - Corporal na Era Digital

6.2.8. Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e Transtornos Relacionados na Era Digital

6.2.9. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade na Era Digital

6.2.10. Transtorno do Controle de Impulso na Era Digital

6.2.11. Dependência Digital e outras dependências na Era Digital: mecanismos similares?

6.2.12. O futuro da Terapia Cognitivo-comportamental na Era Digital. Novas técnicas? Novas abordagens?

6.2.13. Uso de Novas Tecnologias no Transtorno do estresse Pós-Traumático

6.2.14. Transtorno Bipolar e Mundo Virtual

6.3. Relações familiares impactadas até 2030

6.3.1. Indivíduo e família

6.3.2.Tecnologia como novo membro das dinâmicas sociais

6.3.3. Novos humanos, novas famílias: mudanças individuais e relacionais

6.3.4. Impactos possíveis no Comportamento Humano

6.3.5. Novos Humanos, Novas Famílias

6.4. Possíveis prejuízos físicos relacionados à Era Digital

6.5. Estilo de Vida Ativo na Era Digital, é possível?

Parte 3. Quem são os Novos Humanos e preparação para 2030

Capítulo 7: Novos Humanos 2030

7.1. Características derivadas da perspectiva Digital

7.1.1. Seres Humanos mais Autônomos

7.1.2. Seres Humanos mais Autômatos

7.1.3. Seres Humanos com nova relação com as finanças

7.2. Caraterísticas derivadas da perspectiva da Diversidade Humana e Tecnológica

7. 2.1.Seres diversos em convivência

7.2.2. Crianças tecnológicas digitais

7.3. Características derivadas da perspectiva Funcional Tecnológica

7. 3.1. Novos profissionais (e extintos....)

7.3.2. Despatrimonializados

7.4. Derivados da perspectiva Comportamento Humano

7.4.1. Ansiosos e Depressivos

7.4.2. Individualistas

7.4.3. Maior uso abusivo de tecnologias digitais

7.4.4. Outros transtornos acentuados por comportamentos

7.4.5. Relações familiares diferenciadas

Capítulo 8: Como preparar os humanos para 2030

8.1 Tolerância x resiliência x aceitação x adaptação

8.2. A nova privacidade

8.3. Ações de preparação

8.3.1. Para onde estamos indo?

8.3.2. Um mundo novo

8.3.3. Preparação na Perspectiva Digital

8.3.4. Preparação na Perspectiva da Diversidade Humana e Tecnológica

8.3.5. Preparação na Perspectiva Funcional Tecnológica

8.3.6. Preparação na Perspectiva do Comportamento Humano

8.3.7. Preparação para Adultos

8.3.8. Preparação para Crianças e Adolescentes

Considerações momentâneas


Menu

Leia um livro! E estará investindo em você mesmo, com retorno contínuo, ao longo de toda a vida.

Livrarias parceiras (clique nos links abaixo)


 > Loja Barra Livros

 > Amazon

 > Livraria da Travessa

 > Livraria Cultura

 > Livraria Saraiva

 > Empório do Livro


Facebook.png9788564530683.png