Barra Livros e Cursos Editora Ltda
www.barralivros.com
logo2.png







Invista em você e em quem você quer bem: clique aqui.


Este livro está à venda nas principais livrarias do País.



Veja links abaixo para algumas lojas com vendas online:



Caso prefira, clique  aqui e preencha o formulário com seu pedido. 


Além disso, os pedidos também podem ser feitos pelo e-mail vendas@barralivros.com.





OBS: temos livros em estoque para compras diretas da Editora, por e-mail, pelo formulário e pela loja www.lojabarralivros.com







Morfossintaxe do Português


Objetivo do livro

Este livro trata, de forma profunda e didática, do estudo da Língua Portuguesa, em seu aspecto morfossintático. É destinado a professores de Português dos ensinos fundamental, médio e superior; pesquisadores das áreas de Letras e Linguística; estudantes de Letras. Mas também serve a quaisquer pessoas interessadas no uso do português em sua variedade escrita culta.


Descrição rápida:

Título: Morfossintaxe do Português

Autor: Peixoto Filho, Fernando Vieira

Editora: Barra Livros

Assunto: Língua portuguesa; Morfossintaxe; Sintaxe; Gramática; Linguagem e línguas

Tamanho: 14,0 x 21,0 cm - 176 páginas

Edição – 1ª 2017

ISBN 978-85-64530-58-4


Contracapa 


Oriunda do projeto Dicionário de Sintaxe do Português, selecionado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ – Edital APQ1 2012.2), a obra Morfossintaxe do Português traz uma perspectiva inovadora acerca da matéria abordada, sem perder de vista, porém, o respeito à contribuição de linguistas e gramáticos que muito concorreram para os estudos de Língua Portuguesa no Brasil. Assim, trata-se de um texto que, não esquecendo o valor de autores como M. Said Ali, J. Mattoso Camara Jr., Rocha Lima, Celso Cunha e Evanildo Bechara, propõe-se a não só avaliar os meandros da descrição do português em sua modalidade culta escrita, mas também oferecer soluções para os insistentes problemas conceituais que ainda perduram em compêndios dirigidos a estudantes dos ensinos médio e superior e professores dessas faixas.



Autor


Fernando Vieira Peixoto Filho é Mestre e Doutor em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Campus Nova Iguaçu). Chefe do Departamento de Letras (DL-IM-UFRRJ) no biênio 2013-2015. Líder do Grupo Multidisciplinar de Investigações Linguísticas (GMIL-DL-IM-UFRRJ-CNPq), tendo como principais temas de trabalho: ensino de gramática, morfossintaxe e sintaxe do português.



Apresentação constante da orelha do livro


O livro Morfossintaxe do Português, nascido da experiência docente, concilia as virtudes didáticas de uma obra assim surgida com a profundidade oriunda do pesquisador Fernando Vieira Peixoto Filho, mestre e doutor em Língua Portuguesa pela UFRJ, atualmente engajado nas linhas de pesquisa Ensino de Gramática e Sintaxe do Português no Grupo Multidisciplinar de Investigações Linguísticas. 


Dosando equilibradamente a contribuição dos estudos da linguagem com a preocupação didática, a obra é uma descrição – inovadora e clara – da variedade escrita culta do português, em seu aspecto morfossintático, não deixando, contudo, de incorporar o que ainda continua atual em trabalhos de linguistas e gramáticos como Said Ali, Mattoso Camara, Rocha Lima, Celso Cunha e outros, buscando soluções para os problemas que o ensino da língua – no curso médio e na universidade – ainda não conseguiu resolver satisfatoriamente.


A leitura desta Morfossintaxe do Português interessa, portanto, a estudantes de graduação, especialização, mestrado e doutorado da área de Letras e Linguística, bem como a professores de Língua Portuguesa, ajudando-os a refletir sobre a metalinguagem que praticam e sugerindo certos retoques nela.


Helênio Fonseca de Oliveira (UERJ)









Sumário


APRESENTAÇÃO


GRAMÁTICA


1. INTRODUÇÃO


2. DOMÍNIO DEÔNTICO DA LINGUAGEM


3. GRAMÁTICA TRADICIONAL: PROBLEMAS

4. ALGUNS TÓPICOS PARA REFORMULAÇÃO


5. GRAMÁTICA: DELIMITAÇÃO DO OBJETO 

    DE ESTUDO


MORFOSSINTAXE


1. INTRODUÇÃO


2. CLASSES GRAMATICAIS: DEFINIÇÕES


3. NOME E SEUS ADJUNTOS


4. VERBO


5. ADVÉRBIO E PALAVRA DENOTATIVA


6. CLASSE DOS CONECTORES


7. QUADRO-SÍNTESE DE 

CLASSES GRAMATICAIS


SINTAXE


1. INTRODUÇÃO


2. MICROSSINTAXE E MACROSSINTAXE


3. O SINTAGMA


4. FRASE


5. ORAÇÃO


6. PERÍODO


7. PERÍODO SIMPLES: TERMOS DA ORAÇÃO


8. SINTAXE DO PERÍODO COMPOSTO


9. SINTAXE RELACIONAL


10. MACROSSINTAXE OU COESÃO


BIBLIOGRAFIA






APRESENTAÇÃO


Carmen Pimentel (UFRRJ)


Foi com grande alegria que aceitei o convite para apresentar o livro do colega Fernando Vieira Peixoto Filho, professor de Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O livro Morfossintaxe do Português é resultado da pesquisa que Fernando realizou com fomento da FAPERJ no projeto Dicionário de Sintaxe do Português.

A ideia é que o texto sirva de consulta para estudantes e professores que buscam conhecer mais as questões da língua portuguesa ou, ainda, que desejem subsídios para suas aulas. O formato foge ao padrão de verbetes, mas cumpre seu propósito de ser um livro de consultas a definições da morfossintaxe em seu uso pleno.

Em linguagem clara e objetiva, o autor dialoga com o leitor procurando esclarecer conceitos que muitas vezes ficam obscuros nas gramáticas tradicionais, visto que ora são analisados semanticamente, ora sintaticamente, confundindo o estudante. Trata-se, portanto, de uma obra que oferece uma abordagem mais precisa dos fatos da língua, sem abandonar o rigor científico requerido pelo tema. 

Nessa perspectiva, Fernando Vieira Peixoto Filho propõe um exame pelo viés morfossintático estrito, investigando os assuntos sem menosprezar a tradição, a qual serve como ponto de partida para o estudo do autor. E é justamente aí que o livro ganha destaque e se engrandece.

Comentários críticos permeiam toda a obra, além de sugestões bibliográficas para aprofundamento de alguns tópicos. Tais comentários dialogam com autores como Evanildo Bechara, Celso Cunha, Rocha Lima e Mattoso Camara Jr., entre outros, demonstrando cuidado e respeito com a tradição gramatical, que não deve ser deixada de lado quando o assunto é o estudo da língua. Além disso, os comentários levam o leitor a analisar os conceitos sob pontos de vista variados, desenvolvendo o pensamento crítico e a capacidade de abstração.

A obra está dividida em três partes. A primeira faz uma discussão a respeito do conceito de gramática, de como ela vem sendo estudada ao longo das últimas décadas pelos docentes. O autor abarca, nessa parte, as questões mais relevantes em relação à gramática e o uso da língua de fato. A segunda parte lista as classes de palavras com breves conceitos e exemplos, com intuito de rápida consulta pelo leitor. Em seguida, os conceitos são aprofundados à luz de comentários críticos com chamada aos gramáticos consagrados, embasando a discussão travada pelo autor a respeito do uso da língua e de seu estudo por alunos e professores. Na terceira parte, a sintaxe é examinada com cuidado singular. Cada item é analisado e discutido em profundidade, comparando-se autores, havendo preocupação tanto com a prática docente quanto com os estudantes que buscam ampliar seus conhecimentos sobre a língua.

Enfim, não se trata de mais uma obra sobre gramática da língua portuguesa, mas de um trabalho que mostra a preocupação didático-pedagógica do professor-autor, que escreve para seus alunos e para os colegas da área com escopo de desmistificar alguns pontos da gramática que causam confusão nos estudantes e professores. Livro que serve tanto para consulta rápida como para aprofundamento de maneira reflexiva, devendo estar presente nas prateleiras daqueles que se interessam pela língua em sua essência e meandros.

Fundo_cinza.png

Menu

9788564530584.png

Livro: Um investimento com retorno contínuo, ao longo de toda a vida.