Barra Livros e Cursos Editora Ltda
www.barralivros.com
logo2.png







Invista em você e nas pessoas que quer bem: clique aqui.


Este livro está à venda nas principais livrarias do País.


Mas, caso deseje recebê-lo autografado pelo autor, a compra precisa ser feita diretamente da Editora, pelo e-mail ou formulário a seguir mencionados, informando esse desejo. 



Veja links abaixo para algumas lojas com vendas online:



Caso prefira, clique  aqui e preencha o formulário com seu pedido. 

Ou encaminhe  e-mail  para vendas@barralivros.com.

As condições de preços são as mesmas constantes da lojabarralivros, com descontos vigentes no momento da compra ou de eventual cupom de desconto que vier a apresentar. 






OBS: Temos livros em estoque para compras diretas da Editora, por e-mail, pelo formulário e pela loja www.lojabarralivros.com







Matemática Financeira


Objetivo do livro

Este este livro cobre de forma completa e objetiva a parte teórica da disciplina Matemática Financeira, com muitos exercícios similares aos cobrados nos principais concursos públicos. É recomendado para aumentar a empregabilidade das pessoas, pois trata de conhecimento exigido nas principais ofertas de trabalho no País. 

Descrição rápida:

Título: Matemática Financeira

Autor: Mamede, Sérgio

Editora: Barra Livros

Assunto: Matemática Financeira; Finanças

Tamanho: 15,5 x 23,0 cm - 90 páginas

Edição – 1ª 2017

ISBN 978-85-64530-58-4


Contracapa 


O objetivo deste livro é aumentar a empregabilidade do leitor/estudante, pois visa capacitá-lo numa disciplina indispensável na maioria das atividades profissionais. 

Abrange o conteúdo teórico cobrado nos principais concursos públicos e entrevistas de emprego. Os exemplos utilizados decorrem de problemas do dia a dia das pessoas físicas ou jurídicas, envolvendo investimentos ou tomada de empréstimos. Na segunda parte são apresentadas cinco provas com questões resolvidas, iguais ou similares às que foram aplicadas nos principais concursos públicos nos últimos anos.

Este livro destina-se a todos que precisam aprender matemática financeira de forma completa e rápida. Pode ser utilizado no estudo por conta própria ou como material didático em diversos cursos em que a matemática financeira é disciplina obrigatória ou optativa, como Administração, Ciências Contábeis, Economia e Engenharia. 



Autor


Sérgio Mamede é escritor, administrador e conselheiro de empresas. É aposentado dos quadros do Banco do Brasil, onde exerceu diversas funções relevantes, a maior parte nas áreas de finanças e de mercado de capitais, tendo grande experiência na gestão de carteiras e de fundos de investimento. Foi Diretor, Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal de diversas empresas. Já atuou também como Professor de Matemática e Física. É formado em Física, com pós-graduações em “Engenharia Econômica”, “Análise de Sistemas” e “MBA em Finanças.



Primeira orelha do livro


Além dos objetivos expostos na contracapa, este livro faz parte de um projeto maior do autor de promover a educação financeira das pessoas, complementando seu primeiro livro Poupe mais e invista melhor com informações mais específicas, agora sobre matemática financeira, que é uma ferramenta de fundamental importância, tanto no cuidado com as finanças pessoais como empresariais. 

Alguns dos exemplos utilizados no livro visam mostrar o risco de as pessoas se endividarem com as elevadas taxas reais de juros praticadas atualmente na maioria das linhas de crédito disponíveis. Outros, mostram como os juros podem ajudar na formação de reservas para enfrentamento de despesas futuras, especialmente para complementação de salário na aposentadoria e em épocas de “vacas magras”. 



Sumário

INTRODUÇÃO

PARTE TEÓRICA

I – Conceitos fundamentais

 Capital

 Juro ou Juros

 Taxa de juros

 Taxa de juros comercial e taxa de juros exata

 Montante

 Regime de capitalização

 Amortização

 Prestação ou serviço da dívida

 Desembolsos

 Desconto

 Dicas para facilitar cálculos e evitar erros

 Resumo

II – Capitalização simples

 Juros simples

 Desconto bancário, comercial ou por fora

 Desconto racional ou por dentro

 Taxa de juros proporcionais

III – Capitalização composta

 Juros compostos

 Desconto composto

 Capitalização contínua

IV – Outros conceitos envolvendo taxa de juros

 Taxas equivalentes

 Taxas nominais e taxas efetivas

 Taxas aparentes

 Taxa real de juros

 Taxas pós fixadas e indexadores

 Spread

V – Alternativas de investimento

 Custo de oportunidade

 Taxa de atratividade

 Fluxo de caixa

 Valor presente

 Valor futuro

 O valor do dinheiro no tempo – equivalência

 Taxa interna de retorno (IRR)

 Payback

VI – Sistemas de amortização

 Sistema de prestações constantes e tabela Price

 Fluxo infinito de prestações constantes

 Sistema de amortização constante – SAC

 Plano de amortização misto

VII – Uso de tabelas, calculadoras e planilhas

 Tabelas financeiras

 Calculadoras financeiras

 Planilhas de cálculos

VIII – Resumo/Formulário

EXERCÍCIOS

 Primeira Prova

 Segunda Prova

 Terceira prova

 Quarta Prova

 Quinta Prova

SOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS

 Primeira prova

 Segunda prova

 Terceira Prova

 Quarta prova

 Quinta prova

ANEXO – Tabelas financeiras



Introdução


Este livro aborda de forma objetiva todo o conteúdo teórico da disciplina Matemática Financeira exigido pelos principais concursos públicos. Traz ainda exercícios resolvidos, iguais ou similares aos cobrados nesses eventos.

Destina-se não só aos que desejam prestar concursos públicos, mas a estudantes e professores de cursos regulares que tenham essa disciplina em seu currículo, bem como a autodidatas que queiram se aprofundar no estudo dessa matéria, que é a base para entendimento do mundo dos negócios. 

Referido conteúdo será útil ao leitor tanto na tomada de decisões sobre investimentos como de empréstimos, permitindo efetuar projeções de retorno/custo e comparar alternativas disponíveis.

Para elaboração deste livro, foi consultado o conteúdo teórico exigido nos principais concursos públicos, seguido de ampla pesquisa bibliográfica.

O diferencial em relação a outros livros da espécie está na forma de apresentação, que procura simplificar a abordagem teórica, permitindo um aprendizado mais rápido, memorizando apenas o que é realmente necessário, e permitindo o desenvolvimento da “musculatura” do pensamento dedutivo, que é de fundamental importância para solução de qualquer problema matemático.

Primeiro é apresentada toda a parte teórica, com conceitos e respectivos exemplos práticos. Basta apenas uma leitura dessa parte, pois os conceitos são simples e traduzidos em fórmulas que permitirão solucionar todos os problemas da espécie. Ao final da parte teórica é apresentado um resumo/formulário, que permite uma consulta rápida às fórmulas trabalhadas. Recomenda-se tirar uma cópia desse formulário e deixá-lo por perto para quando for resolver qualquer problema de matemática financeira. Em seguida são apresentados exercícios para serem resolvidos pelos próprios leitores, organizados em cinco provas, abrangendo de forma aleatória todo o conteúdo teórico. Essa forma de distribuir os exercícios visa acostumar o estudante/leitor com o linguajar da área, visto que é assim que os problemas aparecerão no dia a dia profissional e, ainda, em muitos concursos públicos. Após um problema com tabela Price, por exemplo, que envolve conceito de juros compostos, pode aparecer um de juros simples e, se não houver atenção, o leitor pode cometer um erro às vezes até banal. Ao final de cada prova é apresentado gabarito com as respostas corretas. Após todas as provas, são apresentadas soluções para cada um desses exercícios, o que possibilita a conferência em caso de dúvidas quanto à forma de resolver algum problema específico. 

   Antes de iniciar seus estudos, é conveniente que o aluno se conscientize da importância dessa disciplina, que certamente vai aumentar sua empregabilidade. O primeiro passo é “querer aprender”. Além disso, é preciso que se “desarme” de preconceitos quanto ao receio de vir a ter alguma dificuldade, para que o conhecimento flua mais facilmente. O preconceito de que será difícil bloqueia, em muitos casos, qualquer tentativa de aprendizado. 

Sem querer menosprezar a importância do professor, mesmo porque o autor também o é, e sem dúvida um mestre auxilia muito no aprendizado, essa disciplina em especial é aprendida mais facilmente pelo estudo por conta própria, principalmente na parte da aplicação dos exercícios propostos.

Você precisará de aproximadamente 10 horas de estudos. Basta seguir o desenvolvimento teórico abordado e seus exemplos (5 horas), e depois passar para os exercícios práticos (5 horas), procurando resolvê-los sozinho. Só consulte a solução, após esgotar todas as tentativas de solucionar por você mesmo. Vibre com cada acerto e sinta como se estivesse em uma academia exercitando seu cérebro, pois ele vai ficando mais capacitado a cada exercício que resolver sozinho. Reserve na sua agenda um horário para esse estudo, como se estivesse na escola/academia, evitando períodos muito longos e muito curtos de estudo. Procure sentir prazer em estudar, pois isso facilita muito o aprendizado.



Fundo_cinza.png

Menu

9788564530614.png

Livro: Um investimento com retorno contínuo, ao longo de toda a vida.